domingo, 20 de maio de 2012

sábado, 28 de abril de 2012

O que é leitura ?
Leitura  é um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. Nesse sentido podemos definir leitura como um ato individual, voluntário e interior que se inicia com a decodificação dos signos lingüísticos que compõem a linguagem escrita convencional, mas que não se restringe à mera decodificação desses signos, pois, a leitura exige do sujeito leitor a capacidade de interação com o mundo que o cerca. Ler é atribuir sentido ao texto, relacionando-o com o contexto e com as experiências previas do leitor. A leitura é um processo que se evidencia através da interação entre os diversos níveis de conhecimento do leitor: o conhecimento lingüístico; o conhecimento textual e o conhecimento de mundo. Sendo assim, o ato de ler caracteriza-se como um processo interativo. Apesar de hoje já ter se tornado evidente a importância da leitura enquanto prática social, ainda é bem comum observarmos crianças que freqüentam classes regulares de escolas públicas de ensino fundamental afirmarem não gostar de ler. Isso se torna algo ainda mais evidente na medida em que procuramos fazer uma análise reflexiva acerca do ensino de leitura no Brasil desde o século XIX até os dias atuais.


Leitura e Escrita Digital

Percebo que com a leitura e escrita digital alunos e professores tem um ganho muito valioso, que são os conteúdos diversificados da internet, como sendo uma fonte de pesquisa ampla e significante. No entanto o que ocorre é que mesmo sendo um ganho valioso à educação, ela pode ser também considerada como perda significante no processo de leitura e escrita, pois o que ocorre é que os jovens acabam simplesmente copiando de forma automática os conteúdos a serem trabalhado sem ao menos ler o que estão fazendo, o que acaba prejudicando o processo de reflexão do que se estuda.

Acredito que o professor é fundamental no trabalho de aproveitamento da internet como fonte de pesquisa, orientando os alunos aquilo que deve ser pesquisado e a refletir sobre o que se lê. Sendo assim também é muito importante no que se refere a cópia nas pesquisas da internet, sendo orientador dos alunos propondo a eles que leiam, reflitam e escrevam, sobre o que foi encontrado, para que a leitura dos textos digitais não se resuma ao título.

sábado, 21 de abril de 2012

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Imagens:


O fluir da leitura...
Ler é preciso para que possamos abrir as portas da imaginação .
by:Milena and Irene .

Indicação de leitura:"A menina que odiava livros".


Indicação de leitura:"A menina que não sabia ler".


Indicação de livro

Histórias de Adolescentes: Crônicas de um educador

TÍTULO DO LIVRO: HISTÓRIAS DE ADOLESCENTES: CRÔNICAS DE UM EDUCADOR
AUTOR: MARCUS VINÍCIUS MATHIAS
EDITORA: ARTE E CIÊNCIA

Nos dias de hoje a adolescência é muito questionada, muito se fala sobre os adolescentes, mas não se mostra realizações práticas da construção de um jovem transformando-o num adulto sadio.
Questionam-se os conflitos, mas não se apresentam soluções. Quando elas existem, são apresentadas de uma maneira teórica, sem constatações práticas.
O livro Histórias de adolescentes -- Crônicas de um Educador, é a retratação das histórias da vida de seus personagens, os adolescentes, e a participação direta do educador.
Mostra o adolescente no rito de passagem, sua inserção na sociedade, os seus conflitos, os seus problemas, os seus insucessos, mas principalmente as suas vitórias, retratando a prática do mundo jovem.
O autor, Marcus Vinicius Mathias (Marquinhos), é psicólogo, educador e orientador de adolescentes. Suas crônicas nesse trabalho, são retratadas com base nos momentos vivenciados junto aos adolescentes, em mais de 24 anos como educador e orientador no Colégio Objetivo de São Paulo.
A mensagem do livro é otimista, de fé no jovem, na sua potencialidade e na sua capacidade de superar problemas tirando ensinamentos produtivos de cada situação. A sensibilidade, a afetividade, o amor estão em cada uma das linhas mostrados como grandes ferramentas na educação dos adolescentes.
É um livro destinado aos pais, professores, educadores, adolescentes e público em geral, num texto de leitura fácil, seduzindo o leitor para conhecer e compartilhar dos conflitos dos adolescentes.

sábado, 31 de março de 2012

O fluir da leitura...

Roger Chartier


O francês Roger Chartier - é um dos mais reconhecidos historiadores da atualidade. Professor e pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do Collège de France, ambos em Paris, também leciona na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e viaja o mundo proferindo palestras.

Sua especialidade é a leitura, com ênfase nas práticas culturais da humanidade. Mas ele não se debruça apenas sobre o passado. Interessa-se também pelos efeitos da revolução digital. "Estamos vivendo a primeira transformação da técnica de produção e reprodução de textos e essa mudança na forma e no suporte influencia o próprio hábito de ler", diz.

Diferentemente dos que prevêem o fim da leitura e dos livros por causa dos computadores, Chartier - acha que a internet pode ser uma poderosa aliada para manter a cultura escrita. "Além de auxiliar no aprendizado, a tecnologia faz circular os textos de forma intensa, aberta e universal e, acredito, vai criar um novo tipo de obra literária ou histórica. Dispomos hoje de três formas de produção, transcrição e transmissão de texto: a mão, impressa e eletrônica - e elas coexistem."